Reflexões para estimular e despertar a emancipação do sujeito; contribuindo para construção do conhecimento crítico e científico na temática de saúde, educação e direitos humanos

7 de set. de 2010

São Pedro dos Ferros

Capacitação artística completa


Projeto “Caixa Clara” realiza quatro meses de formação em São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros e Belo Horizonte

Imagem ilustrativa
Fonte:tijuca-rj.com.br
DA REDAÇÃO – A partir do próximo dia 11, até dezembro, uma avalanche de informações artísticas vai invadir algumas cidades próximas ao Vale do Aço. A Cia. Clara de Teatro realiza o projeto “Caixa Clara” com uma extensa programação de capacitação artística. As atividades são destinadas a artistas/alunos – atores, diretores, cenógrafos, figurinistas, produtores, iluminadores, entre outros. A programação é extensa e diversificada. De setembro a dezembro, as cidades receberão oficinas, palestras, debates, workshops, leituras dramáticas, montagens e apresentações.




A programação do projeto traz referências teóricas de história do teatro e dramaturgia, com destaque para a obra do dramaturgo russo Anton Tchekhov. O programa conta com a participação de profissionais de experiência de destaque na cena teatral: Anderson Aníbal - dramaturgo e diretor teatral; Marcelo Castilho Avellar - crítico de arte e professor de teatro; Gustavo Naves Franco - professor de história do teatro da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e dramaturgo; Sérgio Penna - bailarino, ator e preparador corporal; e Cida Falabella - diretora teatral.



Abertura

A abertura do projeto será nas duas cidades - dia 11 de setembro, às 20h, em São José do Goiabal (Salão Paroquial), e no dia 12 de setembro, às 20h, em São Pedro dos Ferros (Pátio Central da Escola Municipal Professor Alves de Souza). A atração será a apresentação (leitura dramática) do texto “Alguns Leões Falam”, com os atores Bernardo Gondin, Camile Gracian e Cássio Machado. Além de São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros e região, Belo Horizonte também receberá programação, apresentando a montagem que resultará do projeto, em dezembro de 2010.



Seleção e treinamento de atores

A primeira etapa do projeto será realizada de 11 a 20 deste mês. Ela consiste na apresentação e seleção dos participantes. Uma primeira oficina, ministrada pelo diretor da Cia. Clara, Anderson Aníbal, servirá de base para a seleção das equipes de alunos que desenvolverão, ao longo dos meses seguintes, os exercícios de montagem teatral. Um dos objetivos é resgatar os grupos de artistas locais.



Na segunda etapa, de 25 deste mês a 9 de outubro, os alunos terão duas palestras e dois workshops para embasamento teórico. Daí em diante, os participantes entram em processo de criação e montagem. Serão definidos os locais de apresentação, os espaços de cena, cenários, iluminação e figurinos. Além dos planos de divulgação e lançamento dos espetáculos nas cidades. Ao final do processo os espetáculos farão apresentações abertas ao público em suas cidades de origem, com viagens programadas para Belo Horizonte, na Caixa Clara, e outras localidades do Vale do Rio Doce.



O projeto Caixa Clara é patrocinado pela ArcelorMittal BioEnergia e conta com apoio cultural das prefeituras de São José do Goiabal e de São Pedro dos Ferros. Mais informações pelo telefone (31) 3222-6352 ou pelo site www.ciaclara.com.br.



Montagem teatral

O trabalho de pesquisa em dramaturgia e atuação desenvolvido pela Cia. Clara servirá de base para todo o processo prático. O trabalho resultará em um exercício de montagem teatral em cada uma das cidades. Os alunos/artistas terão contato com todas as etapas do processo: treinamento corporal, atuação cênica, dramaturgia, desenvolvimento de cenários, figurino e iluminação, produção executiva e divulgação. O universo de Anton Tchekhov será utilizado como base para o desenvolvimento dos exercícios de montagem, criando paralelos com o cotidiano dos artistas envolvidos e a comunidade local.

Retirado do site do diário do aço.
Fonte: http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=48969

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua reflexão, volte sempre!