Reflexões para estimular e despertar a emancipação do sujeito; contribuindo para construção do conhecimento crítico e científico na temática de saúde, educação e direitos humanos

19 de mar. de 2011

Pesagem Bolsa Família


Pesagem Bolsa Família

O distrito de Santa Luzia, Caratinga, passou por uma experiência nunca vista em outros tempos. O dia "D" de pesagem das famílias cadastradas no programa bolsa-família, determinado pela secretaria municipal de saúde para ser realizado no dia de hoje foi muito bem aproveitado pelos beneficiados. A procura pela pesagem superou todas as espectativas e exigiu um tempo maior de atendimento. O atendimento foi realizado durante mais de doze horas sendo concluido às 20:40.
O dia D, além de verificar o peso e altura de todas as pessoas da família, é o dia de atualizar o cartão de vacinação e também de estreitar os laços com a comunidade.
Foi um dia especial, muito produtivo, momento ímpar para demonstrar o profissionalismo e a seriedade para com o serviço que oferecemos e acima de tudo respeito e humanidade a quem se utiliza do mesmo.
Isto foi possível através da integração e companherismo; graças a sintonia do trabalho em equipe. Coroar este dia com tanto sucesso  e trabalho é de intensa satisfação, demonstra a comunidade a importãncia do PSF, alertando também para os serviços a ela disponibilizados. 

16 de mar. de 2011

Conferência municipal de saúde

Conselheiros e conselheiras é hora de cobrar dos secretários municipais de saúde a realização da conferência municipal.
Fiquem atentos aos prazos estabelecidos, pois qualquer deliberação extemporãnea perderá a validade, não tendo efeito nas etapas posteriores, estadual e nacional.
É hora de refletirmos sobre o SUS que temos e o SUS que queremos.
7º Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais e 14º Conferência Nacional de Saúde - Brasília



O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, no uso das atribuições legais, e em cumprimento à Lei Federal 8.142 de 28 de dezembro de 1990 – artigo primeiro, incisos I e II, e por decisão do Plenário do Conselho Nacional de Saúde, bem como decisão do Plenário do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, que em reunião ordinária do dia 13 de dezembro de 2010, acolheu as datas e os eixos temáticos deliberados pelo CNS.



Diante do exposto e em atendimento ao Ofício circular nº 007/SE/CNS/GM/MS Brasília-DF, 27 de janeiro de 2011, comunica a todos os Conselhos Municipais de Saúde de Minas Gerais e aos Srs. Conselheiros de Saúde de todo o Estado, o calendário com as datas previstas para realização de cada etapa das Conferências de Saúde, conforme segue:



- Etapas Municipais: de 01/04 à 15/07/2011



- Etapa Estadual (MG) será realizada de 08 a 11 de Agosto de 2011, na Serraria Souza Pinto, Rua Assis Chateaubriand nº 809, Centro, Belo Horizonte – MG;



- Etapa Nacional será realizada entre 30/11 à 04/12/2011, em Brasília-DF.



Tema:



“Todos usam o SUS? SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”



Eixos Temáticos:



- Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS



- Política de saúde na seguridade social



- Participação da comunidade e controle social



- Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde)



Questões Orientadoras:



Texto com questões orientadoras sobre o temário da 14º Conferência para debate municipal, estadual e nacional.



a) Subsídios para a construção do texto: relatório das duas últimas Conferências Nacionais.



b) Objetivo: elaboração de diretrizes com ações estratégicas prioritárias para o município, o estado e a União.



Fonte: Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais - CESMG



Maiores informações:



E-mail: ces@saude.mg.gov.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



Site: ces.saude.mg.gov.br



Tel.: (031) 31 - 3215-7209



Fax: (031) 31 - 32157468

Baseado em: http://www.cosemsmg.org.br/cosems/noticias/ultimas-noticias/577-7o-conferencia-estadual-de-saude-de-minas-gerais-e-14o-conferencia-nacional-de-saude-brasilia