Reflexões para estimular e despertar a emancipação do sujeito; contribuindo para construção do conhecimento crítico e científico na temática de saúde, educação e direitos humanos

4 de jan. de 2012

Santa Luzia

Uma grande dificuldade, para nós profissionais que atuamos na área de Santa Luzia, é localizar um morador quando o mesmo dá como referência de moradia o nome do rio. Quando consideramos sua extensão dificilmente conseguiremos localizá-lo se não tivermos uma outra referência tendo em vista a sua extensão; mas uma coisa pode se perceber através das fotos.Uma pessoa que mora no Rio Preto, definitivamente não mora no Rio Claro e mais interessante é perceber isso agora nas cheias, onde, mesmo com um volume de chuva grandioso, o Rio Preto não fica com suas águas barrentas, ao contrário do Rio Claro.
O fato é tão curioso, que o meu instinto científico aguça minha vontade de descobrir qual propriedade, química, física ou mineral tem nessa água para que ela fique sempre assim, me lembra o Rio Negro no Amazonas, mas enquanto o projeto não sai dá cachola, as imagens dizem tudo. Vale a pena conferir.
Rio preto recebendo enxurrada nas margens, com coloração amarelada
e o seu leito permanece a mesma cor.

Este é o Rio Claro


Sua água de coloração característica de cheias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua reflexão, volte sempre!