Reflexões para estimular e despertar a emancipação do sujeito; contribuindo para construção do conhecimento crítico e científico na temática de saúde, educação e direitos humanos

1 de out. de 2017

Escorpiões

Captura e manejo ambiental de escorpiões

A Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, através no Núcleo de Vigilância em Saúde Ambiental/Zoonoses, em parceria com o município de Caratinga, promoveu nos dias 25 a 29 de setembro o Curso teórico/prático de captura e manejo de escorpiões no auditório da UDC Caratinga.

A abertura do curso foi oficializada pela Superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Déborah Roland Cabral. A semana foi de intensa discussão e reflexões teóricas. No quarto dia de curso foi realizado o trabalho de campo na zona rural do Município de Imbé de Minas, já Município de Caratinga a atividade de campo foi desenvolvida no Bairro Esperança.

Os participantes realizaram busca e coleta intensiva; na zona rural removeram pedras, telhas, tijolos, inspecionaram paiol, lonas de secar café e tudo o que aprenderam que poderia promover o abrigo de escorpiões; em Caratinga, inspecionaram o cemitério e imediações, considerada uma das localidades de maior registro de incidência de escorpiões.

No território explorado, foi coletado grande quantidade de escorpiões e também exemplares de espécies de outros animais peçonhentos como aranhas, "marron e viúva negra", foi visualizado no trabalho de campo  outros animais em seu habitat como sapos, cobras, entre outros.

Os animais recolhidos foram identificados e encaminhados para a FUNED (Fundação Ezequiel Dias), para terem além da identificação de espécie oficial, destinação a produção de soros.
Considero que o fruto desta semana intensa é muito aprendizado, amizade e o fortalecimento das ações de Vigilância no território.

Além da contribuição efetiva e singular de nosso velho guerreiro e conhecedor do assunto,  Manoel Carlos Santos, tivemos a contribuição de convidados também especializados; Andreia - Referência Técnica Estadual de Animais Peçonhentos e Esquistossomose, Michele Egydio Referência Regional de Imunização, Michele Martins, Bióloga da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte e Leonardo também Biólogo da Secretaria de Saúde de Itabirito.

O curso utilizou a metodologia de aulas expositivas interativas, pratica em campo e aula de laboratório onde visualizaram em microscópio toda a estrutura morfológica do escorpião, sendo possível também visualizar a fluorescência emitida pelo escorpião quando em contato com a "Luz Negra", um recurso útil para sua captura a noite.
Dos 35 municípios que compõe o território de saúde da SRS de Cel. Fabriciano 21 municípios participaram, o que representa uma adesão de 60% dos municípios.
Escorpião em luz ambiente.
Escorpião sob Luz Negra.




















Veja o vídeo das etapas do treinamento abaixo:

Vídeo síntese do treinamento de captura e manejo de escorpiões

Veja também link de divulgação de matéria no Jornal de Caratinga:
https://www.diariodecaratinga.com.br/?p=46217

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua reflexão, volte sempre!