Reflexões para estimular e despertar a emancipação do sujeito; contribuindo para construção do conhecimento crítico e científico na temática de saúde, educação e direitos humanos

20 de fev. de 2011

Crack

Centro de referência ao Crack

O governo deu o pontapé inicial, como ele próprio definiu, para a criação de 49 Centros Regionais de Referência (CRR) em crack e outras drogas. Os centros funcionarão em universidades federais e estaduais e oferecerão quatro cursos: aperfeiçoamento em crack e outras drogas para médicos atuantes no Programa de Saúde da Família; atualização em atenção integral aos usuários de crack para profissionais de hospitais em geral, atualização sobre intervenção breve e aconselhamento motivacional em crack para agentes comunitários e atualização em gerenciamento de casos e reinserção social de usuários de drogas. A intenção é formar 14 mil profissionais.




A criação dos centros está prevista no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, lançado no ano passado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pouco antes de Dilma Rousseff deixar a Casa Civil para se candidatar à presidência e defender, em seu programa de governo, o combate ao crack e tratamento de usuários.





"Meu governo vai dar um combate sistemático à questão do crack. Eu também tenho um compromisso com o povo do meu país de levar essa luta sem quartel ao crack", afirmou Dilma, ressaltando que as características da juventude brasileira permitem a propagação da droga muito facilmente.





Minas Gerais terá um Comitê Coordenador da Agenda Intersetorial de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. O decreto criando a estrutura, que terá representantes de secretarias de Estado e da sociedade, foi publicado ontem no Diário Oficial. Os órgãos da administração estadual têm 90 dias para encaminhar propostas. Em visita a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, o governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB) anunciou que todos os órgãos e entidades do estado responsáveis por programas sociais terão que contribuir obrigatoriamente com ações educativas e preventivas. Também para o combate às drogas, todos deverão destinar até 1% dos recursos de seus orçamentos para elaboração e execução de projetos neste sentido.


Fonte: http://site.portalcofen.gov.br/node/6357




19 de fev. de 2011

Saúde da Família

Santa Luzia-Caratinga implanta PSF



Há exatamente uma semana assumi a Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Santa Luzia, distrito de Caratinga localizada a 10 Km da sede, uma comunidade como tantas nos brasis, deste continente, com 3.471 pessoas e 999 famílias, carentes de uma atenção profissional planejada e estruturada. O grande desafio agora é implantar os programas preconizados pelo Ministério da Saúde, e fazer a diferença na vida da comunidade, conscientizar e mostrar a todos que agora contam com o que há de mais moderno e brasileiro no modelo de atenção adotado pelo governo Federal.
                                            

Assumo a Estratégia de Saúde da Família adotada pelo Município de Caratinga como estratégia para garantirmos vida saudável para todos o cidadãos caratinguenses moradores de Santa luzia .



Gosto de cuidar de gente, e apartir de agora quero neste espaço também registrar as atividades a medida que forem sendo desenvolvidas aqui no blog.