Reflexões para estimular e despertar a emancipação do sujeito; contribuindo para construção do conhecimento crítico e científico na temática de saúde, educação e direitos humanos
28 de fev. de 2010
Zilda Arns
Médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da Pastoral da Pessoa Idosa. Nasceu no dia 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, Sul do Brasil. Filha de Gabriel Arns e Helena Steiner Arns. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo emérito de São Paulo. Viúva (1978), é mãe de cinco filhos: Rubens (Médico Veterinário), Nelson (Médico), Heloísa (Psicóloga), Rogério (Administrador de Empresas) e Silvia (Administradora de Empresas). Para chegar até a indicação ao Prêmio Nobel, Zilda Arns percorreu um longo e dedicado caminho. Sua formação começa em Forquilhinha, SC e em 1959 termina o curso de Medicina, em Curitiba. Parte então, para suas especializações, que envolvem desde a Educação Física, a cursos de Pediatria Social, se encaminhado então a outros cursos de aperfeiçoamento. Começou sua vida profissional como Médica Pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta -Curitiba/PR - 1955 a 1964 e em 1983 é a Fundadora e Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, até a data de sua morte. Suas participações em eventos internacionais foram diversas, da Angola a Indonésia, Estados Unidos e Europa, Zilda Arns representava a Pastoral, dava palestras, acompanhava Comitivas Brasileiras a outros países e levava a Pastoral da Criança para o mundo. Participou ainda de outros tantos eventos Latino Americanos, principalmente apresentando e divulgando o trabalho da Pastoral da Criança. Sua participação em eventos nacionais era praticamente incontável, desde 1994 foram aproximadamente 27 eventos ligados à Pastoral da Criança e ainda inúmeros outros pela Pediatria. Tanta dedicação teve seu reconhecimento. Desde 1978, são diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária. E da mesma forma, a Pastoral da Criança já recebeu diversos prêmios pelo trabalho que foi realizado desde a sua fundação. Zilda Arns foi vítima do devastador terremoto que ocorreu no dia 12 de janeiro de 2010, estava em Missão da pastoral da criança no Haiti, país localizado na América Central. O Brasil amanheceu em luto após saber da morte de Zilda Arns. Deixou um grande legado para a igreja no Brasil e no mundo, um exemplo de mulher cristã, que seu trabalho continue levando dignidade e esperança a tantas crianças de nosso Brasil.
"Deus disse às pessoas para se organizarem e elas foram alimentadas", disse Zilda Arns em uma entrevista no ano passado. "Nós organizamos as comunidades, identificamos os líderes nas áreas empobrecidas e dissemos aos que queriam trabalhar como voluntários na disseminação do conhecimento e da solidariedade que os ensinaríamos a fazer isso. Sabia que se fizéssemos isso corretamente salvaríamos milhões de vidas."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua reflexão, volte sempre!