Reflexões para estimular e despertar a emancipação do sujeito; contribuindo para construção do conhecimento crítico e científico na temática de saúde, educação e direitos humanos

4 de abr. de 2021

Enfermagem

 Profissionalização da enfermagem: percepções da prática docente


Ao final do curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal de Brasília, no Campus Samambaia, foi desenvolvido apartir do relato de experiência da disciplina de estágio supervisionado. 


Destaca o desafio da profissionalização docente, de bacharéis em enfermagem, para cursos técnicos em enfermagem, como instrumento de fortalecimento do Sistema Único de Saúde, parte do questionamento sobre quais oportunidades e desafios que a formação docente, ofertada na Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Brasília, Campus Samambaia, possibilita à bacharéis em enfermagem, que atuam na docência em cursos técnicos, como possibilidade de fortalecimento do Sistema Único de Saúde. 



Para fundamentar os argumentos sobre a perspectiva de formação humana crítica e emancipadora, faz um resgate da história, criação e estruturação da enfermagem brasileira, destaca a necessidade da formação pedagógica docente de enfermeiros e enfermeiras e estabelece uma tríade de conhecimentos didático pedagógico, técnico científico e sanitário, considerada como ferramenta para romper a lógica de formação fragmentada.

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