Reflexões para estimular e despertar a emancipação do sujeito; contribuindo para construção do conhecimento crítico e científico na temática de saúde, educação e direitos humanos

6 de mai. de 2010

Raul Soares

PSF DO CENTRO DE RAUL SOARES SEM MÉDICO !

Após ouvir várias reclamações, e indagações, de usuários que não sabem onde recorrerem, constatou-se que o atendimento de um dos Psfs, localizado no centro se encontra sem atendimento médico.
Não se sabe o motivo que levou o profissional a não comparecer ao serviço, mas, há exatamente três semanas que o mesmo não comparece.

Consultas são marcadas e reagendadas constantemente,(segundo agente de saúde).
Na Vila Barbosa o mesmo também ocorreu, uma gestante só mostrou seus exames de gravidez com dois meses de gestação pois quando consultou e retornou para mostrar os exames o médico não estava comparecendo no serviço.

Enquanto isso a população usuária, fica sem atenção, inchando o serviço de pronto atendimento no hospital São Sebastião. Nem mesmo uma receita se quer de um medicamento controlado é liberada, pois sem a consulta do médico não se pode prescrever. O jeito é morrer a míngua ou apelar para nossos credos, para ver se recebemos uma ajuda !

Uma mudança plausível foi realizada na forma de atendimento aos usuários do sistema, mas, mudanças extruturais que poderiam se efetivar não ocorrem, fato este que permite uma burrocratização da atenção primária.

O PSF, que deveria ser a porta de entrada do usuário no sistema único de saúde (SUS), criado para facilitar o acesso e resolver os problemas de saúde básicos da população, VIROU UM VERDADEIRO MURO, pois a dificuldade de acesso e o tempo de espera acabam com qualquer esperança, o que era para ser fácil se torna difícil, o simples complicado, o rápido demorado, o eficiente ineficiente, infelizmente a praticidade deu lugar a burocracia, que despersonaliza a ATENÇÃO PRIMEIRA EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE.

Um comentário:

  1. Fabiano, parabéns pelo blog e por mostrar a realidade da saúde em Raul Soares.É um absurdo o que vem acontecendo! Coragem e q Deus esteja contigo sempre.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua reflexão, volte sempre!