Reflexões para estimular e despertar a emancipação do sujeito; contribuindo para construção do conhecimento crítico e científico na temática de saúde, educação e direitos humanos

28 de jun. de 2018

Saúde Pública

Saúde Pública e Biodiversidade ameaçadas 

O uso indiscriminado de veneno para produção de alimentos é prejudicial a saúde humana e ambiental, embora a Comissão Especial da Câmara que analisou o Projeto de Lei dos Agrotóxicos pense o contrário. A ideia sustentada pela bancada ruralista é abrir espaço para “pesticidas mais modernos”; a frente parlamentar pró-veneno defende o acesso a "novas tecnologias e mais agilidade no registro de novos produtos" com a aprovação do texto e "considera que o País precisa estar à frente em tecnologia e em modernização", tendo em vista que o carro-chefe da economia do Brasil é a agricultura.

O pacote de venenos, revoga a atual Lei de Agrotóxicos (7.802/1989) e libera o uso indiscriminado dessas substâncias.
Imagino o uso indiscriminado por grandes e pequenos produtores, aqueles que concentram grande poder aquisitivo, abusam do uso e ao utilizarem indiscriminadamente, dão banho de inseticida até em alunos nas escolas, já os pequenos que sequer conhecem a importância da utilização de equipamentos de proteção individual para aplicação do produto, expoem-se e também aos seus entes. Não há dúvidas que esta proposta acarretará mais veneno na comida e prejuízos ao meio ambiente. 

Quando a política não se orienta pelo parecer técnico e científico de instituições de saúde e meio ambiente e volta-se apenas para interesses comerciais da indústria de pesticidas e do agronegócio, certamente haverá impactos jamais visualizados. Neste jogo de forças quem perde é a socieade brasileira e todo o ecossistema, para quem deseja a qualquer custo e preço o lucro, a vantagem capital.

Sabe-se que crianças e adolescentes estão entre as principais vítimas dos agrotóxicos no Brasil; embora a subnotificação dos casos possa  disfarçar a realidade, possivelmente um tanto quanto pior.


O país ao aprovar o “pacote de veneno” fere de morte a brasileiros e brasileiras em condições de vulnerabilidade e descumpre há 7 convenções internacionais assinadas pelas relatorias especiais de direito a um ambiente seguro, limpo, saudável e sustentável; direito à alimentação; substâncias perigosas; direito à saúde física e mental e direito à água segura e saneamento; da Organização das Nações Unidas - ONU.

Os dados abaixo, obtidos do Sistema Informação de Agravos de Notificação – SINAN, do Ministério da Saúde, no período de 2010 a 2017, apontam aumento ano a ano das notificações de intoxicações humanas causadas por inseticidas.Vale ressaltar que estes eventos são aqueles considerados agudos, que procuraram os serviços de saúde para atendimento.
Fonte:  Ministério da Saúde/SVS - Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan Net
*Dados de 2013 a 2017 atualizados em 15/01/2018, sujeitos à revisão

Quem gostaria de comer mais veneno em seu pão de cada dia? Caso a resposta seja negativa tem alguém que decidiu isto por você.


Além do potencial cancerígeno, desregulação dos hormônios, ativação de mutações e danos ao aparelho reprodutor, segundo estudos, os agrotóxicos também estão associados a casos de suicídios e depressão, como não existe uma dose segura a utilização destes venenos são altamente prejudiciais a saúde humana e a biodiversidade.

Estudos realizados na Europa, afirmam que a agricultura intensiva e o uso de agrotóxicos estão extinguindo a população de aves em diversos países

Uma pesquisa realizada na França revelou que com o desaparecimento dos insetos, alimentos dos pássaros, dezenas de espécies de aves tiveram uma redução brutal no número de indivíduos. Algumas apresentando uma diminuição de até 1/3 nos últimos 15 anos.
Os pesquisadores consideram a situação catastrófica. Alertam que se nada for feito, os campos do interior francês se tornarão “desertos”.
Diversos estudos anteriores têm denunciado os efeitos nocivos dos pesticidas sobre as abelhas. E não é só. Pesquisadores alertam que os agrotóxicos utilizados na agricultura também são prejudiciais para outros polinizadores, como as borboletas.

De acordo com o painel de biodiversidade das Nações Unidas, divulgado em 2016, na Europa 9% das espécies de abelhas e borboletas estão ameaçadas de extinção. Somente a população de abelhas diminui 37%. Por falta de dados, a análise não pode ser feita em outros continentes.
Em países de primeiro mundo o movimento e pressão é para que haja um corte pela metade do uso de pesticidas, já no maior país sul americano, o movimento é contrário e retrógrado. 
Recomendações realizadas pelas comunidades científicas e acadêmicas nacionais e internacionais, além do clamor da opinião pública foram desconsiderados. Enquanto comemora-se o 2x0 sobre a Sérvia no futebol, na política o chute é uma bola fora da curva.

Referências:

  1. https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/projeto-que-flexibiliza-uso-de-agrotoxicos-e-aprovado-em-comissao/
  2. http://contraosagrotoxicos.org/vitimas-dos-agrotoxicos-sao-25-de-criancas-e-adolescentes-portal-vermelho/
  3. http://contraosagrotoxicos.org/onu-se-diz-preocupada-com-pacote-do-veneno/
  4. https://www.chegadeagrotoxicos.org.br/
  5. http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/agropecuaria/559559-comissao-especial-aprova-parecer-que-muda-legislacao-brasileira-sobre-agrotoxicos.html
  6. https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/anvisa-lista-riscos-de-nove-agrotoxicos-proibidos-para-alertar-sobre-impacto-de-possivel-mudanca-em-lei.ghtml
  7. http://conexaoplaneta.com.br/blog/pesticidas-provocam-declinio-assustador-de-aves-na-europa/
  8. https://maringapost.com.br/cidade/2018/03/12/sabia-que-as-abelhas-estao-diminuindo-e-isso-afeta-nossas-vidas-projeto-da-uem-quer-conhecer-melhor-o-inseto-e-informar-melhor-a-populacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua reflexão, volte sempre!