Reflexões para estimular e despertar a emancipação do sujeito; contribuindo para construção do conhecimento crítico e científico na temática de saúde, educação e direitos humanos

2 de mai. de 2019

Educação transformadora

Educação transformadora


https://www.diaadiadovale.com.br/artigo/17/461/Educacao-e-N
eoliberalismo-a-transformacao-dos-individuos-em-mercadoria/
O processo de ensino e aprendizagem, considerado até hoje como um direito subjetivo, definido na constituição cidadã, reproduzido a séculos, sempre teve o objetivo de responder as demandas de mercado, que estabelecem os objetivos a serem alcançados em consonância com as ideias hegemônicas. Neste contexto a escola exerce um papel que impacta social e politicamente a partir do momento que capacita alunos das diversas classes para a vida profissional. 

O segmento neoliberal vê na escola sem partido a possibilidade de delimitar o campo da educação, além de servir para a dominação social de poucos sobre muitos tem na função ideológica a possibilidade de manter o sistema de relações de produção capitalista, a partir da construção de um aparato de dominação intelectual.


Tanto a lógica de mercantilização do ensino que contribui para o fortalecimento do sistema privado, quanto a desvalorização do ensino público são elementos que aprofundam a desigualdade social e fomentam a crise no sistema educacional brasileiro. A crise que se aprofunda no sistema público de educação está associada tanto a mercantilização do ensino, que se constata a partir das milhares de escolas privadas presenciais e a distância espalhadas por todo o país, quanto pela desvalorização do ensino público e criminalização do professor.


A instauração de um clima de perseguição, criminalização, censura e delação tem se traduzido em chacinas, atentados, intimidação, ameaças e violências diversas. Caminha-se a passos largos para a censura e os papeis já estão definidos; de um lado estão os delatores, os estudantes que cumprem o papel de acusadores e intimidadores e do outro os criminosos por exercerem com maestria sua profissão. Resta então reproduzir uma educação que exclua saberes, valores e conhecimentos, limitando o desenvolvimento pleno das crianças, adolescentes e jovens, impondo a eles uma versão extremamente limitada do mundo.



Deve-se refletir sobre as vantagens da implantação de uma escola que tem uma ideologia que persegue, censura, intimida, acusa, denuncia, vigia, prende e mata. A Escola Sem Partido é uma escola sem voz, que se opõe a liberdade, não aceita o diferente, não questiona, não reflete e retrocede; tem em sua essência o instinto de amputar toda e qualquer possibilidade de se sair do padrão, não considera que o ambiente escolar é diverso, seja na diversidade de sujeitos, realidades, contextos e espaços sociais; seja na mediação destas características e especificidades.



Como reflexo social há um efeito bárbaro destas transformações, constatada com a escalada do desemprego e a exclusão social, enquanto se reproduz ideologias que pensam em uma doutrinação do sujeito para que o mesmo permaneça na inércia, seguindo o estabelecido pela elite hegemônica; que vê na Escola sem Partido a possibilidade de delimitar o campo da Educação, além de servir para a dominação social de poucos sobre muitos, promovendo a manutenção do sistema de relações de produção capitalista a partir da construção de um arsenal de dominação ideológica e intelectual.




REFERÊNCIA


GUZZO, R S L; EUZEBIO A S F. Desigualdade social e sistema educacional brasileiro: a urgência da educação emancipadora. Escritos educ. [online]. 2005, vol.4, n.2 [citado 2019-05-01], pp. 39-48. Disponível em: . ISSN 1677-9843. Acesso em: 01/05/2019.

SANTOS A M. A educação no Brasil na atualidade. Disponível em: Acesso em: 01/05/2019.

SANTOS E G. A educação e as transformações na sociedade. Disponível em: Acesso em: 01/05/2019.

SOUZA A L S; MANHAS C; CARA D; CARREIRA D. A ideologia do movimento escola sem partido. Ação Educativa 1a edição São Paulo 2016. Disponível em: Acesso em: 01/05/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua reflexão, volte sempre!