Reflexões para estimular e despertar a emancipação do sujeito; contribuindo para construção do conhecimento crítico e científico na temática de saúde, educação e direitos humanos
3 de out. de 2020
2 de out. de 2020
Hanseníase
Webnário - Tratamento da Hanseníase na Região Centro – Oeste
O Ministério da Saúde vai realizar no dia 08 de outubro de 2020 às 9 horas o Webinário:
"Tratamento da Hanseníase na Região Centro – Oeste, o objetivo é discutir casos referente ao tratamento de hanseníase
Como participar do evento?
É só clicar neste link: http://mediacenter.aids.gov.br/
Tem como público alvo profissionais de saúde, gestores e todos aqueles que tenham interesse no tema.
Você é profissional de saúde? Não perca esta oportunidade! Se você não for profissional de saúde mas deseja conhecer um pouco mais sobre esta doença milenar participe conosco.
30 de set. de 2020
Tuberculose
Enfrentar a Tuberculose no Distrito Federal
O Brasil está entre os 30 países de alta carga para Tuberculose, considerado prioritário pela Organização Mundial de Saúde para o controle da doença no mundo. A tuberculose é um importante problema de saúde pública, que afeta principalmente a população em condições de vulnerabilidade. É curável em aproximadamente 100% dos casos, desde que o tratamento seja iniciado e finalizado, sem desistência do paciente antes da finalização do esquema terapêutico.
Para enfrentar a tuberculose no Distrito Federal, foi elaborado o Plano de Enfrentamento da Tuberculose e agora encontra-se disponível para consulta pública. O Plano tem como compromisso e objetivo reduzir a ocorrência de tuberculose no Distrito Federal para menos de 10 casos para cada 100 mil habitantes.
Diante deste desafio, as metas e estratégias do Plano de Enfrentamento da Tuberculose ratificam o compromisso da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, com a política Nacional e Global, expressa no Plano Nacional até 2035.
A implementação do Plano de Enfrentamento da Tuberculose no Distrito Federal, exigirá que as Regiões de Saúde avancem, para além do alcance das metas operacionais, desenvolvam e monitorem as ações correspondentes aos pilares estruturais contemplados no Plano: prevenção e cuidado integrado centrados na pessoa com tuberculose, políticas arrojadas e sistema de apoio e intensificação da pesquisa e inovação.
Período da consulta: 30 de setembro à 18 de outubro de 2020.
Clique aqui para conhecer o plano: Plano de Enfrentamento da Tuberculose no Distrito Federal e Pilares
Clique aqui: Consulta Pública do Plano de Enfrentamento da Tuberculose
Segue o link da matéria na íntegra do site da SESDF
5 de jan. de 2020
Ética na atualidade
Porque se exige a ética do outro? Porque se deseja tanto a ética? Baseado nestas exigências ou neste desejo o que se avançou?
O próximo passo deve ser dado, persistir na indignação e comoção e resignificá-la, de modo que emoções indignadas se transformem em sensibilidade elaborada, que sustente ações boas e justas (objetivo de qualquer ética).
— Quem está preocupado no cenário atual a entender do que se trata? Que fenômeno mais desumano é este que domina o pensamento coletivo? Alguém está preocupado em discutir ética para além dos códigos de ética profissional?
Portanto só é ético aquele que enfrenta o limite da própria ação, da racionalidade que a sustenta e da luta pela construção de uma sensibilidade que possa dar sentido à “felicidade política”, ou seja, uma vida justa e boa no universo público.
https://fabianoenfermeiro.blogspot.com/2009/12/reflexao-sobre-etica-na-atualidade.html
4 de out. de 2019
Relações afetivas
22 de set. de 2019
Didática
A autora inicia o livro refletindo sobre o período considerado os primórdios da didática que vai de 1549 a 1930, há uma participação predominante dos jesuítas, na educação brasileira, que perdurou por 210 anos, compreendendo o período de 1549 a 1759. Período marcado por uma ação pedagógica dogmática e contra o pensamento crítico. O papel da didática centrava-se no aspecto formal e tinha como base o intelecto; o conhecimento marcado pela visão essencialista de homem.
Se a prática Jesuíta já era retrógrada, a reforma Pombalina instituída após a expulsão dos Jesuítas, resultou em retrocesso pedagógico que resultou em movimentos a partir de 1870 que irão buscar a disseminação de uma visão burguesa de sociedade e de mundo apartir da escola.
https://www.youtube.com/watch?v=MQsQalo7m-Q |
A partir do golpe dos militares, que implantou a ditadura no Brasil, no ano de 1964, afirma que a didática assume um papel tecnicista, que acentua a desvinculação de teoria e prática.
O processo de ensino e aprendizagem é direcionado para o alcance de metas. Surge apartir de 1979 a concepção dialética ou crítica em que a didática tem o papel de clarificar o contexto sociopolítico da educação e ensino, como espaço de negação hegemônica. A década de 90 retrocede para a execução acrítica de tarefas, já no século XXI a didática é concebida como prática social de ensino e aprendizagem.
Neste contexto o planejamento pedagógico é concebido como organização da ação pedagógica intencional de diferentes pontos de vista, de curiosidade científica, de investigação atenta da realidade, não aceitando os conteúdos curriculares como conhecimentos perfeitos e acabados; essencial ao processo de ensino e aprendizagem para ampliar os conhecimentos, propiciar oportunidades e buscar novos conhecimentos.
Reflete que o planejamento participativo em que a escola busca a integração com a realidade histórico social; surge como alternativa ao ato de planejar o ensino primado pelo relacionamento entre teoria e prática; baseia-se na ação de planejar com a participação ativa de todos os elementos envolvidos no processo, priorizando a busca da unidade entre teoria e prática a partir da realidade do aluno, escola e contexto social, além de voltar-se para o alcance amplo da educação.
Como professor, vejo o processo de planejamento como um desafio, para contrapor o modelo já padronizado institucionalmente, que baseia o processo de ensino e aprendizagem na lógica mercadológica e tecnicista, que transcenda o mecanicismo e considere as relações da escola com o território e a comunidade.
A proximidade efetiva é fator que contribui para melhorar a percepção de bom professor. Além disso, a maneira como o professor se relaciona com sua área de conhecimento, bem como sua percepção de ciência e produção de conhecimento.
A metodologia também é fator associado a evolução da relação professor- aluno. Quando o professor acredita nas potencialidades do aluno, que se preocupa com sua aprendizagem, com seu nível satisfação, exerce práticas em sala de acordo com esta posição. Neste sentido o bom professor é aquele que domina o conteúdo, apresenta formas adequadas de mostrar a matéria é ter bom relacionamento com o grupo.
O professor não é uma construção do seu ambiente escolar, mas sim uma construção histórica de sua vida nos aspectos de relações sociais familiares; crenças, valores, preferências etc, sua prática e saber é resultante da apropriação que ele mesmo fez da prática e dos saberes históricos sociais. Enfim a postura pedagógica do professor reflete o seu papel social fruto de sua identidade que também é produto da relação indivíduo sociedade.
Portanto ser professor e ser aluno extrapola a relação de ensinar e aprender os conteúdos de ensino, deve-se ter consciência de um processo de protagonismo discente e o professor é um ator que não pode ser “engolido pela escola”. Sempre desejei, desde a graduação, me apropriar de ferramentas educacionais, porém a licenciatura sempre foi algo distante para mim.
O contato com esta disciplina está retirando literalmente dos meus olhos diversas vendas, que ainda insistem em estar por aqui e me distanciam da verdade, do conhecimento crítico. Gostei muito da proposta de metodologias ativas, de refletir e conhecer um pouco mais sobre o meio ou a maneira de como construir o processo de aprendizagem. Neste processo considero que estou em construção, um exercício de tolerância em um ambiente que ao mesmo tempo que deseja conhecimento e promove o conhecimento, ecoa intolerância, desrespeito e tradicionalismo.
Confesso que este ambiente, o da sala, também é um grande aprendizado, até aqui, não me ocorreu desistir como outros colegas, até porque sei o que desejo e quantos sonhos ainda tenho por realizar mais a disciplina, mas infelizmente fatores externos e diria até mesmo físicos e mentais, resultantes da jornada de trabalho compromete, muitas vezes, um envolvimento mais intenso, embora o desejo e a vontade de aprender estejam sempre ativos.
Referência:
VEIGA. I P A. Repensando a didática. Campinas 25ª Edição. Papirus
9 de set. de 2019
Didática
Retrospectiva histórica crítica da didática, aprendendo a aprender!
https://projetopaideia.files.wordpress.com/2016/10/didc3a1tica.gif |
Observa que o período de 1930 a 1945 foi marcado pelo equilíbrio entre a corrente educacional tradicional e a moderna. A didática passou a se basear em um conjunto de ideias e métodos que valorizavam o aspecto técnico e cientifico ao mesmo tempo que ignorava o contexto sociopolítico.